PINCELADAS HISTÓRICAS DO DISTRITO DE TRÓIA.
Tróia está situada a 48km da sede do município de Pedra Branca, as margens do Rio Banabuiú. Estamos localizado no Sertão Central, solo semi-árido e baixio.
Tem-se noticia que em 1977, as vitimas da seca e da fome eram sepultadas num pequeno cemitério existente na localidade onde hoje é a escola e centro de saúde.
Anos mais tarde segundo relato de pessoas da região uma senhora de nome (Pereira) construiu uma pequena capela ao lado do cemitério por uma graça alcançada em favor de sua filha de apelido (Germaninha) que havia sofrido queimaduras pelo corpo.
Daí em diante a capela começou a ser visitada pelos padres missionários também chamados de padres santos da ordem dos capuchinhos que deram como Padroeiros do distrito a imagem do Sagrado Coração de Jesus, trazido de Portugal. As primeiras famílias que fixaram moradia e tomaram posse das terras do distrito foram às seguintes: família Veríssimo, família Inhamus, família Costa e família Brigada.
Mais tarde também se ficou na região o comerciante José Guilherme genro do Major Joaquim Alves Teixeira dono de grande parte das terras em volta do distrito mais precisamente da fazenda Água Pé, mais tarde os filhos Sitônio Teixeira e Emídio Teixeira que assumiram o comando das propriedades o primeiro citado exerceu por algum tempo o cargo de delegado do distrito.
As principais fontes de renda dos proprietários e moradores do distrito consistiam basicamente na agricultura e pecuária, onde se criava gado, ovelhas, cabra, porco e etc. Plantava-se milho, feijão, algodão, mamona, cana, mandioca, arroz e outras culturas de subsistência.
Destacou-se na criação de bovinos e ovinos o Sr. Antônio Raimundo na fazenda Serrote. O mesmo também exerceu por algum tempo o cargo de delegado na região, na fazenda Camarôa o domínio das terras e da produção pertencia a família Mota, onde desenvolveram a pecuária e agricultura se sobressaindo na atualidade como grande criador e produtor o Sr. Deuzimar Mota. Outra família que também merece destaque foi a do Sr. Floriano Cesário Dantas e a Sra. Auzira Alves de Mesquita produtor e comprador de algodão a quem pertenciam o primeiro caminhão para transporte dos produtos da agricultura para a cidade.
A fazenda Serrote dos herdeiros de Antônio Raimundo passou a pertencer ao Sr. Manuel Luiz de Carvalho comerciante e agropecuarista foi dele o primeiro (JEEP) a trafegar por uma simples estrada da Pedra Branca ao distrito e a Tróia.
Foi fundada a primeira delegacia sindical do distrito sendo eleito delegado o Sr. Moisés Veríssimo de Oliveira que era também na época delegado (inspetor) do distrito.
As melhores terras do distrito estão localizadas da Barra do rio caixa D'água com o rio Banabuiú partindo da Barra do Riachão a Camarôa por conta das grandes áreas de solo aluvião situado as margens do rio. Não temos dados nenhum sobre a origem do nome Tróia.
PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL.
• Temos uma Associação Comunitária com 48 associados.
• Delegacia sindical.
• Grupo de jovens (JUTAC) Juventude União Trabalho Ação e Cidadania.
• Estudos bíblicos e catequese aos sábados com crianças e pré-adolescentes.
• Aos Domingos celebração do Dia do Senhor.
• Arcas das letras que é um projeto com objetivo de desenvolver a leitura e despertar para a consciência e cidadania.
• Casa Digital é um projeto que veio trazer conhecimento e interação no mundo digital.
• Bolsa família.
• Seguro safra.
• Programa de formação e mobilização social para a convivência com o semi-árido (P1MCO) programa um milhão de cisternas. Temos campo de futebol, quadra poliesportiva e orelhão.
Temos 50 famílias. 178 moradores.
• 30 de 0 a 13 anos.
• 55 jovens de 14 a 25 anos.
• 64 Adultos de 26 a 59 anos.
• 29 idosos de 60 anos acima.
• 87 mulheres.
• 83 homens.
PRODUÇÃO AGRÍCOLA
• Milho, feijão-fava.
• Produção não agrícola. Pecuária (leite, queijo, manteiga), criação de bovino, caprino, ovino, suíno, equinos.
• Linha de crédito e crédito amigo.
• Comercialização mercearia, lojinha e lanchonete.
• Perspectiva da comunidade em relação à Casa Digital. Que veio favorecer mais conhecimento e integração das pessoas da comunidade e o que desrespeita na educação local que venha favorecer mais aprendizagem conscientização e conhecimento do corpo docente e discente.
• Temos moradores que trabalham em outros estados, realizando um processo de ida e volta para a comunidade.
Equipe; Rosilene, Sara, Leiliane, Joel, Lelivânia.
CULTURA, LAZER E SAÚDE:
ANTIGAMENTE:
• Costumes: Brincadeiras de roda, amarelinha etc.
• Artes: Fabricavam-se utensílios de barro como: panelas, jarros e potes e tinha também a confecção de crochê.
• Músicas: Ouvia-se xote, baião e o forró pé-de-serra.
• Alimentação: Farofa de cuscuz, mungunzá, feijão e xerém etc.
Danças; Forró, cantoria, danças de são Gonçalo, reisado etc.
ATUALMENTE:
• Costumes: Há antigos costumes preservados até os dias de, como de nos reunirmos nas casas para conversarmos hoje. Há também dança de quadrilha, brincadeiras.
• Artes: Destacamos grande poeta cordelista o Sr. Antônio Francisco e o pintor José Rodrigues que cria e pinta lindos desenhos.
• Músicas: Forró, funk, músicas eletrônicas, axé, rock, arrocha, brega etc.
SAÚDE
A comunidade de Tróia conta com uma unidade de saúde que pertence ao PSF de Capitão-mor, unidade essa que tem como assistente a auxiliar de enfermagem Maria das Graças. Os moradoras da sede do Distrito recebem a assistência de três agentes de saúde que realizam um trabalho para o bem de toda comunidade. As agentes de saúde: Fernanda e Maria de Fátima realizam seu trabalho com 30 famílias um total de 110 pessoas na sede do Distrito, as mesmas também realizam essa mesma função nas comunidades de Malhadinha, Malhada Grande e Barra. Maria da Gloria também agente de saúde trabalha com 20 famílias na sede do distrito, a mesma realiza seu trabalho nas comunidades de Aguapé, Serrote e Olho D' Agua do Meio. O posto de saúde recebe atendimento duas vezes por mês de médico e enfermeiro que tratam da saúde das famílias da Tróia e comunidades vizinhas.
• Doenças mais comuns dos moradores são;
• Hipertensão - 12 casos.
• Diabete - 5 casos.
• Asma - 2 casos.
• Chagas- 1 caso.
• Tabagismo - 4 casos.
• Deficiente físico - 4 casos.
• Cardíaca - 2 casos.
Equipe: Socorrinha, Samila, Wandenberg, Valdenia, Egrinaldo, Géssica.
ESPAÇO DE LAZER
Temos um campo de futebol, uma quadra poliesportiva coberta, sendo que não há arquibancadas e nem iluminação, esta construída no ano de 2005. Temos uma praça pública construída em 1999 e uma biblioteca fundada em 2004. Nos falta um espaço cultural.
COMUNICAÇÃO
MEIOS DE COMUNICAÇÃO HOJE EXISTENTE NA COMUNIDADE DE TRÓIA:.
- 1 Correio:
- 1 Telefone publico:
- 1 Casa digital:
MEIOS DE COMUNICAÇÃO ANTIGOS
Recados versos portador - Muito utilizado antigamente para mandar noticias e ainda utilizado hoje.
Obs. Portador pessoa destinada a repassar o recado.
CARTA- Meio de comunicação utilizado para longa distancia. Antigamente precisava andar três léguas (18 km) para encontrar uma pessoa que redigisse uma carta, a maioria das pessoas era analfabeta ou só sabiam assinar o seu nome.
Para as cartas aos locais mais distantes precisava e ao correio mais próximo em Pedra Branca. Hoje ainda utilizada mais com fácil acesso por conta da existência de um correio na comunidade.
Obs.: Carta antigamente conhecida por missiva.
TELEFONE FIXO COM FIO A BATERIA- Instalado em 1974 na casa de Moisés Veríssimo e Ana Veríssimo, servia a todos da comunidade, mas era utilizado principalmente em caso de urgência.
Obs. Não mais existente nos dias atuais.
ATUAIS
TELEFONE PÚBLICO- Instalado em 2001 por todos da comunidade e regiões vizinhas.
CASA DIGITAL- Esse projeto nos trouxe informação e melhorias na educação, oportunidade de mais conhecimento a todos.
Equipe: Joelma, Fabricia, Iara, Kelly, Irene, Leila.
RELACIONAMENTO
Tróia é uma comunidade pacata sem muitos acontecimentos, boa para morar. Algumas pessoas é individualistas outros muitos solidários com o próximo. Aqui vivemos todos bem, no geral todos são amigos, temos um bom relacionamento com as comunidades vizinhas.
Costumamos fazer bingos quando precisamos arrecadar algum dinheiro, se alguém está necessitado de alguma coisa nos reunimos é vemos o melhor jeito de ajudar essas pessoas. As pessoas também costumam dar conselho aqueles que precisam. Em suas orações as pessoas pedem a Deus que aquela pessoa consiga dar outro rumo em sua vida.
Solidariedade é a pessoa que e solidário, com o amigo com o próximo, que sabe retribuir a favor e também o carinho ao próximo, ser solidário com as pessoas que mais necessita de uma ajuda quando mais ele precisa a gente está sempre ao dispor das pessoas para fazer uma caridade para quem não tem condição de vida melhor.
Equipe:Irene Rodrigues, Harley, Géssica
ESPIRITUALIDADES DA COMUNIDADE
VALORES E MANIFESTAÇÕES (FESTAS) RELIGIOSAS, MÍSTICAS.
CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE
Espiritualidade é um estilo de vida uma maneira simples de viver é a vida guiada e animada pelo espírito; é o cultivo da presença do espírito que com a graça de Deus, anima a vida e as ações do Cristão e da comunidade, estimulando as iniciativas em favor do Reino de Deus.
A espiritualidade é algo essencial para a vida de todo Cristão, principalmente para aqueles que são Educadores da Fé.
E como um grande exemplo de Espiritualidade e Educador da fé,t ivemos Padre Geraldo que por mais de 50 anos catequizou, proclamou a fé e a palavra de Deus e foi um verdadeiro Professor nos ensinamentos religiosos.
Atualmente a nossa Diocese tem como representante maior Bispo Dom João, e a nossa Paróquia e capela com o Padre Cícero Lemos.
Na nossa comunidade temos um grupo de celebração liderado por Antônio Francisco, Ritinha, Francisca Maria, Clébia e demais pessoas como que busca evangelizar e catequizar do verdadeiro papel de “Ser Cristão”.
Na comunidade há a predominância do Catolicismo, não existindo outras religiosidades que a mesma apresenta valores humanos como sendo solidária e acolhedora com os que nos visitam.
MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS
A comunidade de Tróia manifesta a espiritualidade através de vários momentos e atos religiosos como:
1° Festa do Padroeiro Coração de Jesus realizada no período de 10 a 19 de Junho, com alvoradas, celebração com participação de comunidades vizinhas eventos religiosos e sociais.
2° Março: Novena de São José.
3°Março e Abril: Semana Santa, com a visita de missionários, dramatização da vigília pascal.
4°Maio: Mês Mariano com novena cada noite na casa de uma família local, com a presença de encerramento com a coroação de Nossa Senhora.
5°Dezembro: Celebração Natalina.
Na comunidade existem pessoas católicas que se deslocam para Canindé para assim pagarem suas promessas, nos meses de Outubro e Dezembro.
Também existem outros momentos religiosos como: Terços diários na Igreja, Celebrações dominicais, missas mensais e de término de curso com batizados, casamentos e 1° Eucaristia.
MOMENTOS MARCANTES PARA A COMUNIDADE.
Construção da gruta nossa Senhora das Graças pelos missionários Tiago e Felipe e a própria comunidade, no ano de 1999.
Visita da imagem de nossa Senhora de Fátima no ano de 2002. Visitas Pastorais com Dom Mauro e Dom José Doth, para realizações de crismas.
A espiritualidade que deve animar a nossa oração contemplativa é a mesma espiritualidade que deva estar presente nos menores atos do cotidiano:uma atividade diante da injustiça mas também de “alegria e simplicidade de coração”.
MÍSTICA
A mística é o motor que nos move em direção ao mistério de Deus, que se revela na vida humana. Não somente para poucos privilegiados mas, para todos os batizados no cotidiano da vida em suas concretas responsabilidades.
Merecem destaque na nossa comunidade, pessoas que apresentam a mística, como: Benzedores Sr. Assis, D. Dezinha e D. Joana (D. loura).
A espiritualidade que deve animar a nossa oração contemplativa é a mesma espiritualidade que deva estar presente nos menores atos do cotidiano: uma atividade diante da injustiça, mas também de “alegria e simplicidade de coração”.
Equipe: Fernanda, Ritinha, Ivonete, Roniele, Denna e Aucizete
GEOGRAFIA HARMONIA E MEIO AMBIENTE
LOCALIZAÇÃO
Tróia fica situada a 48 km da sede do município de Pedra Branca, estamos às margens do rio banabuiú. Tendo acesso pelas estradas Limoeiro, Barra do Riachão, (Tróia), estrada Santo Amaro, São Francisco, (Tróia) pela BR 020. Bom Jesus, Capitão Mor (Tróia). Situada entre os sítios Barra do Riachão, Serrote, Passagem do Meio, Malhada Grande, Lagoa distrito de Capitão Mor.
ESTRADAS
Temos uma estrada principal que nos leva a sede, onde a sempre trafego de transportes, levando diariamente pessoas e produtos para a venda e a movimentação do comércio de nosso município.
TRANSPORTE
Temos o tão conhecido pau-de-arara que é o meio de transporte até a sede, de grande importância para o transporte escolar, temos um carro disponível para a saúde, além de um grande trafego de motos.
Obs.: o primeiro carro a trafegar em nossa estradas foi um jipe do Sr. Manoel Luiz de Carvalho.
SANEAMENTO BÁSICO
Não há saneamento no nosso distrito, mas seria de grande valia uma obra dessas.
ENERGIA
Temos energia elétrica triface usada tanto nas casas como para outros fins, teve inicio no distrito em abril de 1999, obra realizada pelo ex-prefeito Francisco Ernesto Lins Cavalcante.
ÁGUA POTÁVEL
Há hoje na comunidade 11 cisternas que foram doadas pelo Conselho Geral da Alemanha em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Senador Pompeu e Associação dos moradores. Não há cisternas em todas as casas da comunidade. Há um açude no distrito sendo que este é de pequeno porte de água.
Neste ano de 2010 está sendo implantado o P1MC no distrito de Tróia, onde todos irão receber sua própria cisterna de placa. Temos um poço profundo e sua água não é de boa qualidade (água salgada). Toda comunidade tem água encanada desse posso, utilizando a mesma para gastos diários. A comunidade também conta com três cacimbões.
HARMONIA E BELEZA DA COMUNIDADE
TIPO DE CASA: Temos 54 casas de alvenaria (não há casas de taipo).
HARBORIZAÇÃO: Há poucas árvores no interior da comunidade.
CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE (lixo): Na maioria das vezes o lixo é a céu aberto. É comum a prática da queima do lixo. Há a realização da coleta do lixo, alguns procuram subterrar-lo.
ÁRVORES PREDOMINANTES: Juazeiro, pereira e marmeleiro
ÁRVORES FRUTIFERAS: Bananeira, coqueiro e mangueira.
Obs: A água das cisternas é usada apenas para beber e para preparo dos alimentos.
Equipe: Teógenes, Hélio, Davi, Marcos Soeli, Marcos mota, Rosemberg, Sebastião
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito prazer. Meu nome é jacqueline e sou professora. Recebi ontem uma aluninha vinda ai de Troia.
ResponderExcluir