EDUCAÇÃO:
A primeira professora do distrito foi trazida de Crateús contratada pelo município pelo Coronel Sabino Vieira, tinha o apelido de (Menininha) segundo o relato de Etelvina Veríssimo (Doninha) e Otelina Francisca da Conceição (falecida) e ex-alunas da época. A primeira escola na época funcionava na casa paroquial as duas relatavam como era difícil naquele tempo encontrar uma pessoa que soubesse ler e escrever, muitas vezes era necessário, andar até 03 léguas (18km).
Na década de 50 surgiu a professora Maria Amélia Veríssimo que foi pioneira na alfabetização de muitos jovens e crianças da região.
Em 1969 foi construído um grupo escolar no distrito na administração de Benício Cavalcante que levou o nome de escola municipal Coração de Jesus. As primeiras professoras foram Antônia do seu Manuel João e Verinha do seu Floriano Cesário, foi uma época de muito avanço na alfabetização das crianças da região paralelo a esse trabalho surgiram outras professoras Augustinha da Conceição Lima, Simone Simão, Adélia e Antônia Soares Lima. Surgiu também na época os jovens Antônio Francisco de Lima e Raimundo Henrique de Lima que animavam as festinhas das escolas ao som da música e do violão. Em 1983 ocorreu uma 2ª construção e uma modificação no nome que passou a se chamar Escola Major Joaquim Alves Teixeira em homenagem ao dono das terras que hoje é pertencente ao Vicente Abreu. Em 2000 com a ampliação de duas salas foi retirado o nome Major.
Hoje a mesma contém 04 salas de aula e demais dependências como creche Janelinha Mágica com 01 sala e 01 cantina e a biblioteca Profª Joana Casimiro fundada 2004 e levando esse nome por ser uma professora nascida em 11/01/1967 no distrito foi professora por muito anos na referida escola, casou-se com Antônio Macilon Veríssimo construindo uma família com duas filhas. Na sua vida profissional fez vários cursos para melhor rendimento dos seus alunos, faleceu em 22/09/2002.
A escola contém 205 alunos nos turnos manhã e tarde. A noite funciona uma extensão com 03 salas de aula no total de 130 alunos pertencentes a E.E.M Elza Gomes Martins. Contendo 06 professores com nível superior, 02 auxiliares e 04 transportes escolares.
Na Joaquim Alves Teixeira tem 30 funcionários, 07 professores com nível superior, 04 com superior incompleto e 03 com magistério, 14 auxiliares de serviço, 02 vigias e 02 motoristas. Na organização de sala temos:
• Na creche 19 alunos
• 1° ano 16 alunos
• 2° ano 13 alunos
• 4° anos 22 alunos
• 5° ano 10 alunos
• 6° ano 17 alunos
• 7° ano 22 alunos
• 8° ano 22 alunos
• 9° ano 13 alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário